A educação das crianças a família e o casamento no império romano...



clicar:
http://imperioromano-marius70.blogspot.pt/2008/04/o-ensino-no-imprio-romano.html

http://viagemitalia.com/casamento-imperio-romano/

http://liboriocosta.blogspot.pt/2011/11/roma-antiga-educacao-para-rapazes-e.html

http://imperioroma.blogspot.pt/2010/05/mulher-romana.html

http://imperioromano-marius70.blogspot.pt/2006/02/beleza-da-mulher-romana.html

http://latim.blogspot.pt/2005/06/mulher-na-roma-antiga.html









A infância em Roma

Assim como na Grécia, a educação dos romanos variava de acordo com a classe social e o sexo.
         
Os meninos das classes privilegiadas aprendiam a ler e a escrever em latim e grego com seus preceptores, isto é, com professores particulares. Além disso, deviam ter conhecimentos de agricultura, astronomia, religião, geografia, matemática e arquitetura.
Em relação aos meninos das classes menos abastadas, isso mudava de figura. A maioria, que não podia dispor de tempo integral para os estudos, dedicava-se ao trabalho agrícola ou artesanal.
O abandono de crianças, tão comum nos dias de hoje, também existia na Roma Antiga, e as causas eram variadas. Abandonados, meninos e meninas estavam destinados à prostituição ou à vida de gladiadores, treinados para enfrentar leões, tigres e outros animais perigosos. Outros ainda se tornavam servos.
Ricos e pobres abandonavam os filhos na Roma antiga. As causas eram variadas: enjeitavam-se ou afogavam-se as crianças malformadas, os pobres, por não terem condições de criar os filhos, expunham-nos, esperando que um benfeitor recolhesse o infeliz bebê, os ricos, ou porque tinham duvidas sobre a fidelidade de suas esposas ou porque já teriam tomado decisões sobre a distribuição de seus bens entre os herdeiros já existentes.
Importante assinalar que, na Antiguidade, grega e romana, o infanticídio era praticado. A legislação da Roma imperial tentou condenar essa prática, e o imperador Constantino, desde 315 – reconhecendo a importância do fator econômico na prática do abandono por pais extremamente pobres -, procurou fazer funcionar um sistema de assistência aos pais, para evitar que vendessem ou expusessem seus filhos. Depois de 318 o infanticídio passou a ser punido com a morte.

http://www.sohistoria.com.br/ef2/roma/p4.php

estrutura familiar romana.gif


Comentários

Mensagens populares