Vida quotidiana em Roma

Expressões Latinas na Língua Portuguesa

  Já reparou que a Língua Portuguesa faz uso de uma série de expressões latinas?
Observe a seguir uma lista com algumas expressões latinas recorrentes, seguidas de breves definições.

A contrario sensu - Em sentido contrário, pela razão contrária.
A posteriori - Pelo que segue, depois de um fato. Diz-se do raciocínio que se remonta do efeito à causa.
A priori - Segundo um princípio anterior, admitido como evidente; antes de argumentar, sem prévio conhecimento.
Carpe Diem - "Aproveita o dia". (Aviso para que não desperdicemos o tempo).
Curriculum Vitae - Conjuntos de dados relativos ao estado civil, ao preparo profissional e às atividades anteriores de quem se candidata a um emprego.
Et cetera (ou Et caetera) (abrev.: etc.) - E as outras coisas, e os outros, e assim por diante. Apesar de seu sentido etimológico (= e outras coisas), emprega-se, atualmente, não somente após nomes de coisas, mas também de pessoas, como expressão continuativa.
Homo sapiens  - Homem sábio; nome da espécie humana na nomenclatura de Lineu.
Id est - Isto é, quer dizer. Às vezes, aparece abreviadamente (i.e.).
In memoriam - Em comemoração, para memória, para lembrança.
In posterum - No futuro.
In terminis - No fim. Decisão final que encerra o processo.
Ipsis Verbis - Pelas próprias palavras, exatamente, sem tirar nem pôr.
Lato sensu - Em sentido amplo, em sentido geral.
Quorum - Número mínimo de membros presentes necessário para que uma assembleia possa funcionar ou deliberar regularmente.
Sic - Assim, assim mesmo, exatamente. Pospõe-se a uma citação, ou nela se intercala, entre parênteses ou entre colchetes, para indicar que o texto original é da forma que aparece.
Stricto sensu - Em sentido restrito, em sentido literal.
Verbum ad verbum -  Palavra por palavra, textualmente, literalmente.


clica no link para saberes mais sobre a vida quotidiana  e gastronomia na Roma antiga:
https://sites.google.com/site/historiaalimentacion/la-alimentacin-en-el-imperio-romano


http://ascidadesdalusitania.blogspot.pt/2015/07/o-vinho-e-alimentacao-em-epoca-romana.html


Imagem relacionadaResultado de imagem para vida quotidiana em romaResultado de imagem para vida quotidiana em romaImagem relacionadaResultado de imagem para vida quotidiana em romaResultado de imagem para vida quotidiana em roma












 clica nos links:
numeração romana

 http://www.climaat.angra.uac.pt/produtos/calculadoras/numeros_romanos.htm
http://www.languagesandnumbers.com/como-contar-em-latim/pt/lat/

http://www.dicionariodelatim.com.br/





Trabalho sobre vestuário na roma antiga

Escola Secundária de Manuel Teixeira Gomes - Portimão - 2011/2012
Aluno: Jessica Gonçalves | e-mail: jessica_barradas@hotmail.com | Nº: 7
Latim A | Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades
11.º ano de escolaridade | Turma: N
 

A moda e o vestuário em Roma
- as principais caraterísticas do vestuário masculino e feminino;
- as questões ligadas à moda: acessórios, penteados, maquilhagem…




Os testemunhos escritos e os achados arqueológicos mostram-nos como os romanos se vestiam no seu dia-a-dia. O vestuário mais usado pelos romanos era as togas, muito semelhantes ao himation usado na Grécia Antiga, pois o vestuário romano também foi influenciado pelos gregos.
A sua moda não variava muito, no entanto, o seu vestuário distinguia as condições socias ou as suas funções e a sua idade, através de tecidos, das suas cores e dos adornos. O material utilizado nas vestes foi evoluindo ao longo do tempo. Nos primeiros tempos, as togas eram feitas de lã branca. Mais tarde, os Romanos começaram a utilizar o linho e, já na época imperial, a seda da China.
Desde o nascimento de um romano até à altura de este começar a andar, os bebés eram envolvidos em faixas, deixando apenas a cabeça descoberta e, por vezes, os pés. Mais tarde, estes vestiam a toga praetexta (até aos 17 anos) e calçavam sandálias; no caso de serem livres pois se não o fossem teriam de utilizar apenas uma túnica. Os tipos de calçado mais frequentes eram as sandálias (sandalia). Estas eram seguras com tiras de couro que apertavam nas pernas ou então os sapatos de uso diário (calcei) com cordões que cobriam o pé, sendo um complemento à toga.
Os Romanos de grupos sociais mais elevados utilizavam uma toga ornada com uma faixa em púrpura. No entanto, por mais nobre e decorativa que pudesse ser, esta podia ser bastante incomodativa, por isso, os romanos retiravam-na. Assim, permaneciam apenas com a túnica feita de uma simples tira de pano, no meio da qual havia uma pequena abertura para a cabeça. A túnica podia não ser unida, comportando duas faixas longitudinais em púrpura. Estas faixas, geralmente, indicavam classes socias pois as faixas largas (tunica lato clauo) representavam a classe senatorial e as faixas mais estreitas (angustus clauus) representavam a classe equestre.
Ao longo do tempo, ocorreram diversas alterações no vestuário romano, sendo mais frequente no vestuário feminino do que no masculino. Já no tempo da república, só as jovens e as cortesãs utilizavam uma toga. As matronas colocavam, sobre a túnica, um manto chamado palla que cobria os ombros. Nesta época, as mulheres romanas utilizavam uma faixa de tecido sobre o peito (fascia pectoralis ou mammilia, strophium ou taenia) e outra faixa sobre os rins (subligaculum). Esta última peça foi também utilizada pelos homens mas foi, a pouco e pouco, abandonada. Em público, as mulheres costumavam cobrir a cabeça pois, naquela época, dizia-se ser o mais correto e digno. Assim, a túnica feminina torna-se mais ampla que a masculina desta forma, a túnica feminina denominava-se por stola. No entanto, esta severidade tradicional foi compensada através da escolha dos tecidos, pela variedade de cores e também pelo uso de jóias. Estas jóias eram apenas utilizadas por mulheres mais ricas. As mulheres utilizavam colares, pulseiras, tornozeleiras, pingentes e brincos. As jóias eram, maioritariamente, de ouro, prata, marfim, pérolas, pedras preciosas…
            Os Romanos utilizavam penteados de uma grande simplicidade. Os homens não faziam a barba e tinham os cabelos compridos, e as mulheres prendiam os cabelos atrás com fitas e ganchos. Estas variavam de penteados com frequência, seguindo tendências/modas. Assim, reparamos que mesmo nesta época, os Romanos tentavam embelezar-se para se satisfazerem… Distinguindo-se sempre por classes socias, idade e sexo.

Referências Bibliográficas:

1. Latim - Textos de Apoio para o 10º ano de escolaridade. Lisboa: Editorial do Ministério da Educação e Cultura.
2. http://pt.wikipedia.org/wiki/Vestu%C3%A1rio_na_Roma_Antiga [Acedido em 26/11/2011 – 16h00].
3. http://www.slideshare.net/guestf342e/moda-romana [Acedido 28/11/2011 - 17h30].
4. Dicionário Académico de Latim – Português /Português – Latim. Porto: Porto Editora.
5. http://pmpedroescola.blogspot.com/2009/06/roma.html [Acedido em 28/11/2011 - 19h15].




Comentários

Mensagens populares